quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Súplica - HASD 411

Hinário Adventista do Sétimo Dia - 411
Música: George Christoph Strattner (1650-1704)
Letra: Andrew Reed (1787-1862)

A letra do hino do nosso hinário faz alusão ao Salmo 24:4-5, em que o autor, ao mesmo tempo que roga a Deus por sua necessidade de ser ensinado, guiado, pelo Senhor nos Seus caminhos, afirmando a dependência divina; afirma que o Senhor é poderoso para salvar e para manter a dignidade de seus filhos em meio às provas. Ao final, o suplicante declara a sua esperança de encontrar seu Salvador.
A melodia do hino 411 é pequena (8 compassos), mas muito bonita. A progressão harmônica é rica e sensível, lembrando o estilo barroco, ainda que o autor da melodia tenha nascido no final desse período. Emotiva, casa perfeitamente com o tema. Vale a pena estudar as vozes para cantar em harmonia.

Eis a seguir uma tradução livre da poesia, de acordo com o "Seventh-day Adventis Himnal" (Hino 482- Father, Lead Me Day by Day).

Pai, guia-me dia após dia
Sempre no Teu doce caminho
Ensina-me a ser puro e verdadeiro
Mostra-me o que devo fazer

Quando em perigo, faz-me bravo
Faz-me experimentar que Tu podes salvar
Manter-me seguro ao Teu lado
Faz-me permanecer em Teu amor

Quando tentado a fazer o que é errado
Faz-me resoluto, sábio e forte
E quando solitário, que eu permaneça erguido
Escuda-me com Tua poderosa mão

Que eu faça o bem que conheço
Que seja um filho amoroso aqui embaixo
Então enfim, que vá para casa, para Ti
Para ser este filho eternamente

Salmo 25:4-5, 89:13
João 15:10

Materiais:
HASD 411 - SOPRANO- clique aqui.
HASD 411 - ALTO- clique aqui.
HASD 411- TENOR- clique aqui.
HASD 411 - BAIXO- clique aqui.
Partitura Cifrada HASD 411 (redirecionamento)

Características:
  • Duração - Quatro estrofes de oito compassos
  • Execução de dificuldade média - apenas alguns contrapontos entre vozes. O baixo tem uma progressão bem interessante. A harmonia é rica, muitas mudanças de acordes.


4 comentários:

  1. Olá, Gabriela!
    Inicialmente, gostaria que soubesse o quanto considero importante este trabalho, especialmente, pela playlist ao lado, porque a Bíblia é um projeto de Deus para o homem e a sua musicalidade notável é um talento que Ele te deu. Ou seja, você está trabalhando com duas coisas que aprecio.
    Eu também iniciei algo parecido, sem a exposição de interpretação do texto. Inclusive, durante um período em que me dediquei a outro projeto, utilizei o seu trabalho. Mesmo sem o seu consentimento, acredito que, de certa maneira, colaborei contigo na proclamação da Palavra de Deus.
    Então, considerando que fazemos isso com o mesmo propósito, quero te oferecer minha parceria. Se possível, faça uma apreciação da minha página no Google+: Projeto Versículos Cantados. Já existem algumas pessoas que estão seguindo o projeto na rede social, mas, provavelmente, lamentam a baixa qualidade da gravação. Acho que a única coisa que se salva é a minha voz... É claro que estou brincando! Levando a sério, prefiro a sua.
    Peço que envie uma mensagem, confirmando nossa parceria. Assim eu espero!

    Um abraço.
    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno,
      lamento muito ter demorado tanto a responder. Estou a "décadas" sem conseguir atualizar o blog. Pra falar a verdade, não tive nem ânimo para abrir a página, sabendo que não poderia trabalhar nela.
      Ainda estou sem muito tempo, por isso peço que tenha um pouco mais de paciência. Verei com carinho o seu trabalho e depois conversamos.
      Que Deus o abençoe na propagação de Sua Palavra,
      Gabi.

      Excluir
  2. Ola gabriela tudo bem.
    Entao eu gosto muito do seu trabalho e gostaria de saber aonde eu encontro aquelas melodias q vc cantou no congresso MV agora de novembro, eu me senti muito inspirado por essas melodias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nedson!
      Como disse para o Bruno, no comentário acima, estou até envergonhada pela demora em responder tão tardiamente. Mas antes tarde do que nunca...
      Bem, todas as melodias estão aqui no Blog, exceto Romanos 1:5, que espero conseguir publicar hoje.
      Você pode procurar o verso na pesquisa "o que você procura", ou nas palavras chave por livro da Bíblia. Se não sabe exatamente quais vc quer, pode ouvir na Playlist do lado direito dos artigos (somente visível em computadores) e depois fazer a pesquisa.
      Creio que no Congresso cantamos:
      1 Coríntios 10:13
      Filipenses 4:13
      Romanos 8:38e 39
      1 Pedro 2:9
      Atos 5:29
      Se não conseguir, por favor, entre em contato!
      Abraço,
      Gabi.

      Excluir