domingo, 13 de abril de 2014

Chamado a Cantar em Harmonia - INSTRUÇÕES


"Há algo especialmente sagrado na voz humana. Sua harmonia e seu sentimento subjugado e inspirado pelo Céu supera todo instrumento musical. A música vocal é um dos dons de Deus aos homens, um instrumento que não pode ser sobrepujado ou igualado quando o amor de Deus inunda a alma. Cantar com o espírito e com o entendimento também é um grande auxílio aos cultos na casa de Deus." (EGW - Mensagens Escolhidas vol.3, 335)

O Hinário Adventista do Sétimo Dia (HASD) está cheio de lindas músicas que foram escritas para se cantar em vozes, tecendo a harmonia, como num coral. O problema é que nem todo mundo que canta sabe ler música. Ficam na dependência de outros para ensaiar.
Por isso preparamos esse material para você! Para que haja música na sua casa e na roda de amigos que se reúnem para louvar a Deus. E sem necessidade de nenhum instrumento além da sua voz, os louvores podem ascender ao Senhor como uma verdadeira orquestra.
Também pensamos que a qualidade do louvor congregacional pode melhorar na igreja, se cada um de nós aprender a cantar no seu próprio naipe.

COMEÇO RÁPIDO

Para quem tem pressa de começar, propomos um teste bem intuitivo. Abaixo estão disponíveis os áudios de cada naipe do hino 030-Hora Feliz do Pôr do Sol para baixar em somente um clique. Se precisar de explicações adicionais, logo depois você as encontra. Que Deus lhe abençoe aperfeiçoando o uso da sua voz.

Materiais:

EXPLICAÇÕES E INSTRUÇÕES MAIS DETALHADAS

Sobre a classificação de vozes:
Um coral geralmente é formado de 4 naipes (ou vozes) de cantores: dois femininos e dois masculinos. Os naipes masculinos e femininos estão divididos de acordo com a extensão de cada voz, quer dizer: Há homens com voz mais grossa, que são os baixos; e outros com voz mais aguda, que são os tenores. Há mulheres com voz mais grossa, que são as contraltos ou altos; e mulheres com voz mais aguda, que são as sopranos. Então temos, dos mais agudos (finos) para os mais graves (baixos): Sopranos, Altos, Tenores e Baixos.
Se você não sabe sua classificação, compare sua voz falada com a de outras pessoas do mesmo sexo, se é mais aguda ou mais grave. A chance da classificação dar certo é grande. Se não conseguir fazer a comparação, baixe as gravações dos naipes prováveis (ex: soprano e alto se for mulher), e experimente cantar junto. Decore aquele que ficar mais confortável para cantar.

Sobre os materiais:
Temos o prazer de disponibilizar, para cada hino, quatro arquivos, um para cada naipe, conforme o que se segue: 
  • Introdução, conforme os CDs do Hinário Adventista do Sétimo Dia, produzidos pela MusiCasa
  • A primeira estrofe do hino, somente com a melodia da sua voz tocada por piano (soprano, alto, tenor OU baixo). 
  • As três próximas estrofes são compostas da melodia do seu naipe no piano, e mais a melodia de outro naipe de fundo, no timbre de outro instrumento (ex: soprano no piano e alto na flauta; soprano no piano e tenor no clarinete, etc). 
  • A quinta estrofe é para você treinar com todos os outros naipes soando. As gravações sempre terão cinco estrofes - mesmo que o hino tenha mais, ou menos estrofes - para que você possa exercitar cantar sua linha melódica com cada uma das demais soando junto. Até aqui, a gravação é somente instrumental.
  • Depois de cinco estrofes, segue mais um trecho do hino conforme os CDs do HASD, para que você possa cantar ouvindo o acompanhamento e outras pessoas. Essa parte também serve para tomar conhecimento da prosódia musical - ou seja, como as sílabas estão divididas na melodia. Se não conseguir cantar junto com o arranjo completo não desanime, estude mais a sua melodia, até que obtenha sucesso. Deus há de suprir suas necessidades. 
  • Para acesso à partitura cifrada, encaminhamos você para um outro endereço onde esse material já está pronto. Aí você também encontrará cifras facilitadas (transpostas) e muitos outras boas coisas sobre música e adoração. É só navegar.
Qualquer dúvida, escreva nos comentários. Responderemos assim que pudermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário