sábado, 20 de abril de 2013

Levanta-te! Resplandece com a Glória do Senhor! - Isaías 60:1-5

“Earth And Sunlight In Galaxy Space Element Finished By Nasa”
 by blackzheep - FreeDigitalPhotos.net
Isaías 60 é o exemplo do que deveria ser o povo de Deus se aqueles que se chamam pelo Seu nome realmente andassem de acordo com os seus "conselhos". Os versos de um a cinco exortam a resplandecerem porque a glória do Senhor vai nascendo sobre este povo, enquanto trevas envolvem outros povos e nações. Em virtude desse brilho, aqueles que reconhecem Deus como o responsável pelo resplendor, virão de longe procurar as virtudes maravilhosas dAquele que nos chamou das trevas para a luz.

Hoje muitos de nós nos preocupamos com as doutrinas cristãs que devem ser conhecidas por todo o mundo antes que venha o fim, conforme descrito em Mateus 24. Achamos que essa seja a verdadeira comissão evangélica, e por isso investimos em literatura para distribuí-la entre os habitantes da Terra. Mas será que temos o brilho da chama do Espírito Santo habitando em num templo de corpo e mente e alma sã?

A verdade nua e crua é que queremos servir a Deus de nosso modo, assim como Abraão decidiu ter o filho da promessa com Hagar, a escrava egípcia. Paulo adverte que o resultado dessa prática são obras mortas. Se queremos ser o sacerdócio real, nação santa, povo escolhido de Deus, precisamos encarar o fato de que devemos entregar o leme da nossa história Àquele que sabe tudo desde o princípio até o fim. Devemos entregar nossos desejos no altar do sacrifício, e aceitar ser diferente do mundo radicalmente, pela pelo poder da graça concedido ao que crer.

Então, submetidos à orientação do Senhor quanto a todos os aspectos da vida, brilharemos de tal forma que não precisaremos bater de porta em porta entregando folhetos ou livros nem fazer campanhas evangelísticas em eventos grandiosos, mas seremos cartas vivas escritas com a Palavra Eterna. Só então o mundo virá a esse povo bendito para saber: porque vocês não adoecem como nós? Porque seus filhos são virtuosos? Porque sua família tem prazer na convivência? Porque seus hábitos são diferentes? Porque vocês são felizes em meio ao caos? Porque são amorosos com aqueles que os rejeitam e maltraram? Como vocês aprenderam tal sabedoria? Se foi Deus que os orientou, quero aprender desse Deus e servi-lO. Por favor me ensine!


Que o seu coração se ilumine e alargue pela presença do Senhor; que Ele cresça em você a tal ponto que a Glória da salvação seja o brilho dos seus olhos.

Material Disponível
  1. Áudio na "playlist" para ouvir online;
  2. Download da letra cifrada e partitura;
  3. Download da melodia em mp3.
Classificação
  • Duração média
  • Execução Difícil
  • Mudanças rápidas de acordes
  • Acordes não usuais
  • Mudança de tonalidade


segunda-feira, 8 de abril de 2013

E Serão Dois Numa Carne - Efésios 5:31-33


“Pre Wedding” by arztsamui - FreeDigtalPhotos.net
A primeira vez que a idéia de dois numa carne aparece na Bíblia está registrada em Gênesis 2:24. Logo após a criação de Eva, antes mesmo que tivessem filhos, o primeiro casal foi instruído sobre a profundidade da união entre homem e mulher, talvez para que como sogros, não quisessem reter seus filhos para si, mas que os deixassem livres para formar um outro "corpo" independente em todos os aspectos.

Em Mateus 19:5 e Marcos 10:7 Jesus acrescenta: "(…) o que Deus ajuntou, não o separe o homem", lembrando-nos da seriedade do compromisso do casamento, e reacendendo a luz que passou a ser uma verdade presente*, ainda que antes disso Moisés houvesse orientado o povo - com a permissão de Deus - sobre leis de divórcio.

Dentre tantas figuras de linguagem, o Senhor escolheu o casamento para retratar o mistério da ligação de Cristo (o noivo) com sua igreja (a noiva). Cristo deixou para trás o conforto de Seu reino paradisíaco para casar-se com sua amada e consumar nela uma relação tão íntima como a de um homem e uma mulher que se entregam um ao outro.

Muitas reflexões devem ser feitas sobre os versos que falam sobre esse maravilhoso mistério de Deus retratado no casamento humano. Trazendo algo para a prática, devemos nos comprometer com nosso cônjuge, a amá-lo e respeitá-lo de tal forma, que este relacionamento possa testemunhar do amor de Cristo pela Igreja. Assim, como esposa de Cristo, demonstremos a nossa reverência a Seu infinito amor.

*VERDADE PRESENTE é um termo que designa um princípio eterno de Deus que estava encoberto ao entendimento do homem por causa da dureza de seu coração, mas que em dado momento histórico, tomando Deus em conta a capacidade de compreensão do homem, Ele trás à consciência, através da palavra profética, a fim de restaurar a beleza de sua lei.

Material Disponível

  1. Registro em áudio na "playlist" para ouvir on-line;
  2. Download da letra cifrada e partitura;
  3. Download da melodia em mp3.

Classificação

  • Duração curta
  • Execussão de dificuldade média
  • Acordes de 4 dígitos ("aranhas")
  • Mudanças rápidas de acordes

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Quem Confia no Senhor Prosperará - Provérbios 28:25

O verso musicado de hoje não carece de muitos comentários: "O cobiçoso levanta contendas, mas o que confia no Senhor prosperará". Aquele que se deixa moldar pela graça de Cristo demonstrará que é seguidor dO Manso e Humilde de coração e suportará a perseguição que sempre acompanha aquele que quer viver piamente.

Quando alguém não tem como refutar um claro "assim diz o Senhor" e não quer admitir o seu próprio erro, mas permanecer na zona de conforto de uma consciência adormecida, geralmente ataca o mensageiro, na esperança de enfraquecer a mensagem. Mas quando a mensagem é do Senhor e não do homem, não há o que possa detê-la.

No livro de Ester vemos esta promessa cumprida de forma magnífica. Certo homem levantou contendas entre o rei Xerxes (Assuero) e todo o povo de Deus, representado na história por Mardoqueu e sua sobrinha Ester. Parecia que tudo estava contra o povo judeu e que uma matança sem precedentes seria o resultado da perseguição provocada por este homem cheio de cobiça, chamado Hamã. Mas o Senhor foi o estrategista de um contra-ataque que acabou honrando Mardoqueu e salvando a rainha Ester como também todo o povo de Deus de uma terrível desgraça. Louvado seja o Senhor pelo cuidado que tem com os que o temem.

Deus o(a) abençoe!


Classificação
  • Duração curta
  • Execução fácil

Material Disponível
  1. Áudio na "playlist" para ouvir online;
  2. Download da letra cifrada e partitura;
  3. Download da melodia em mp3.