sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Vede a Salvação do Senhor! - 2 Crônicas 20:17

“Boy holding magnifying glass” by imagerymajestic - FreeDigitalPhotos.net
O verso musicado de hoje é o ponto central da história do rei Jeosafá contra uma grande multidão de inimigos que vieram à luta contra Judá (2 Crônicas 20). Jeosafá buscou ao Senhor e convocou um jejum para todo o povo, que se reuniu no templo para clamar por socorro. Então veio o Espírito de Deus sobre o profeta que, resumindo, disse: "Não temam (…) a luta não é de vocês, mas do Senhor (…). Tão somente vão até eles e estejam de pé para ver como Deus os livrará".

O povo não só creu nas palavras do profeta, mas agiu de acordo com ela. Louvaram a Deus pela vitória antes mesmo de ver com seus próprios olhos, e foram à luta. No dia seguinte, cedinho, saíram para encontrar-se com os inimigos, conforme o mandado de Deus. O rei, aconselhado pelo povo, usou uma estratégia de guerra totalmente irracional do ponto de vista humano: colocou um coral à frente dos homens de guerra, o qual cantava as seguintes palavras: "Louvai ao Senhor, porque a Sua benignidade dura para sempre".

E justamente no momento em que começaram com o júbilo e louvor, o Senhor atuou poderosamente contra os inimigos que, confundidos, se auto destruíram. Depois disso, foi permitido ao povo de Deus que despojasse os mortos. Tomaram tantas coisas, que precisaram de três dias para recolher as preciosidades e ainda pararam por não conseguir levar mais.

O resumo do que posso apreender é que: se estamos numa situação muito difícil e aparentemente insolúvel, nosso Deus tem a solução. Precisamos buscá-Lo com o coração contrito e estar dispostos a obedecê-Lo ainda que Sua orientação pareça um absurdo, renunciando às minhas próprias estratégias. Exercendo a fé para crer antes de ver, devo louvar a Deus mesmo nos momentos mais difíceis, confiando que Ele ama e cuida dos Seus. Deus pode enriquecer minha vida espiritual abundantemente, muito além do que eu jamais poderia imaginar.

Que ao cantar este verso, sua certeza do amor e cuidado de Deus se fortaleçam, e você possa ver com seus próprios olhos a salvação do Senhor.

Materiais disponíveis:


  1. Áudio para ouvir online na "Playlist" ao lado;
  2. Download da letra cifrada e da partitura;
  3. Download da melodia em mp3.
Classificação:
  • Duração curta 
  • Execução fácil

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"Não se perturbe, Eu o levarei para Mim" - João 14:1-3



Este é outro verso muitíssimo conhecido e amado por toda a cristandade, pois traz tanto consolo quanto promessa, em palavras provindas diretamente da boca do Senhor Jesus. Todavia, se nos lembrássemos do contexto em que estas palavras foram ditas, talvez muito mais nos admiraríamos do grande amor de Deus por nós.

Cristo estava celebrando a última páscoa com os discípulos antes da crucificação. Estava prestes a passar pela maior angústia de Sua vida sofredora, e em lugar de lamentar-Se por Sua sorte vindoura, tomou uma toalha para lavar os pés dos demais. Sofria por Judas Iscariotes, pois sabia que o inimigo estava quase dominando-o por completo. Depois de instituir a cerimônia do lava pés, ainda tentando chamar Judas a Si, perguntou: "Vocês entendem o que eu fiz? Sendo eu Senhor e Mestre, faço o papel de servo por vocês e para vocês, e o mesmo vocês devem fazer a outros. Esta é a lei do Céu".

Após a saída de Judas para entregá-Lo aos líderes da igreja, Jesus então comenta com os que ficaram, que estaria com eles durante pouco tempo ainda, querendo alertá-los sobre sua morte breve. Os discípulos estavam totalmente alheios à enormidade da prova diante de Cristo e de todos eles. Perguntaram: "Para onde o Senhor vai? Nós queremos ir também!!". Jesus responde: "Para onde eu vou vocês não podem ir agora, mas depois poderão ir". Referindo-se à salvação proporcionada pelo Seu sacrifício próximo, dali a algumas horas.

Então depois disso tudo (leiam o capítulo 13 de João para ver inúmeras coisas que ficaram de fora neste pobre comentário), Jesus profere as palavras de ânimo, que parafraseadas poderiam ser: "Não fiquem preocupados e com o coração pesaroso por causa das coisas deste mundo cruel, creiam no Pai e em Mim. Eu tenho uma missão de preparar o caminho para a ida de vocês para o Céu. Depois disso virei buscá-los para estarem Comigo por onde quer que Eu vá."

Que amor glorioso… inexplicável… ágape.

Este trecho musicado está na Nova Versão Internacional, pois era nestas palavras que a nossa pequena filha precisava decorar para apresentar-se na igreja. A linguagem é mais atual e o sentido permanece o mesmo.

Que estas palavras possam encher você de esperança, ainda que tenha que passar por dificuldades até que chegue o dia desta viagem sem precedentes!

Classificação

  • Duração curta
  • Execução fácil
  • Início em compasso de seis tempos
  • Mudança de compasso
  • Melodia em tonalidade menor (acabando em maior)
Materiais disponíveis
  1. Vídeo para assistir online;
  2. Áudio em mp3 na Playlist online;
  3. Download da letra cifrada e partitura;
  4. Download do áudio em mp3.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Escape Para Qualquer Tentação - 1 Coríntios 10:13

“Rescue” by fantasista - FreeDigitalPhotos
Se o Senhor Jesus ensinou-nos a orar dizendo: "Não nos deixes cair em tentação", é porque existe um meio de não cair, o que devemos buscar em Deus. Se não fosse possível vencer a tentação, esta oração não faria sentido.

Em 1 Coríntios 10:13 o Pai nos dá a garantia de que a oração de Seu Filho amado foi atendida. "Fiel é Deus que não vos deixará tentar acima do que podeis", o que quer dizer que o inimigo está limitado quanto à força que pode exercer contra a natureza frágil dos seres humanos sob a influência do pecado.

Além disso, mais uma promessa nos é dada, a qual é a própria capacitação daquele que crê. "Com a tentação darei o escape para que a possais suportar". Qualquer que seja a tentação que sobrevier a você, ela pode ser vencida com a força que Jesus confere por sua graça.

É importante ter em mente que tentação não é o mesmo que pecado. Cristo foi tentado e não pecou. Tiago (1:12-15) esclarece que o para o pecado ser "gerado" é necessário que haja união de pai e mãe. A tentação é um catalisador da união entre desejo (pai) e consentimento da vontade (mãe). Porém, uma vez que não consintamos com o desejo, mas busquemos imediatamente ao Senhor para nos fortificar em Sua pureza, Ele é fiel para nos livrar do mal. Isso significa que o pecado não tem mais domínio sobre os filhos de Deus. Aleluia!


Materiais disponíveis

  1. Áudio da melodia na "playlist" do Blog para ouvir online;
  2. Download da letra cifrada e partitura em pdf;
  3. Download da melodia em mp3.


Classificacão

  • Duração curta;
  • Execução fácil.