domingo, 27 de janeiro de 2013

O Bom Pastor Cuida de Suas Ovelhas - Salmo 23


Tanto já foi falado sobre este salmo e tantas melodias compostas que fiquei em dúvida se deveria compor mais uma para esta poesia vastamente conhecida. Eu havia prometido à igreja que sortearia versos preferidos de membros da congregação para musicar e trazer para todos decorar-mos. O Salmo 23 foi um desses casos. Ainda certifiquei-me de que a irmandade tinha certeza de que gostaria de uma nova música para este trecho, ao que responderam positivamente. No final das contas, foi uma grande bênção para mim mesma.

Meditar neste salmo traz paz à alma aflita. Lembra-me a experiência de Maria, mãe de Jesus. A partir de quando ela aceitou a missão dada por Deus, toda a sua vida, daí por diante, seria um mistério para ela mesma. Ela não deveria fazer planos como quem pode controlar o rumo do próprio futuro. Ao aceitar o dom de Deus, colocara sua vida em risco (aos olhos humanos), pois uma mulher grávida que ainda não coabitara com seu marido era apedrejada, em sua época. "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum".

Maria arriscou tudo - confiando todas as coisas ao cuidado daquele que não falha - tendo que apropriar-se de coisas invisíveis, usar o recurso da fé, não tendo nada palpável em que se segurar além da sua experiência com Deus. "Nada me faltará".


Que a sua e a minha experiência cristã seja como a de Maria. Ainda que o futuro pareça sombrio e inexorável, manifestemos confiança total na guia de nosso Deus assim como um cordeirinho que se entrega aos cuidados do bom pastor, seguindo-O pelos caminhos da justiça. Que o seu coração se encha de paz, como um cálice transbordante!


Materiais disponíveis

  1. Melodia em mp3 para ouvir on-line na "playlist" do site;
  2. Download da letra cifrada e partitura em pdf;
  3. Download da melodia em mp3.
Classificação

  • Execução difícil
  • Duração média
  • Mudanças rápidas de acorde
  • Melodia sem muitas repetições
  • Modulações
  • Mudanças de compasso

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nova Criatura em Cristo - 2 Coríntios 5:17


O poder da graça de Cristo é algo além da nossa capacidade de compreensão, por isso é-nos dito que as coisas espirituais somente são discernidas espiritualmente. Por meio deste poder os hábitos pecaminosos são quebrados e pessoas que antes eram bêbadas, tornam-se sóbrias; pervertidas, tornam-se puras; egoístas tornam-se generosas; egocêntricas tornam-se altruístas; carnais, tornam-se espirituais...

Ser nova criatura em Cristo é o maior dos milagres, é tomar posse da natureza divina a qual é a maior das promessas de restauração, é abdicar do controle egoísta da mente e do coração em favor do Espírito Santo (2 Pedro 1:4). Então, todo o passado não pode mais exercer força irresistível sobre suas ações ou mesmo pensamentos.

No entanto, para que o milagre gratuito de Deus opere, é necessária a cooperação do homem, pois o Senhor não nos manipula a Seu bel prazer, ainda que Seu prazer seja a nossa salvação. Ele nos deu o livre arbítrio, uma consciência livre para escolher quem será o nosso senhor - Deus ou Mamom. Por isso Ele bate à porta do coração, esperando que você abra, a fim de que Ele entre (Apocalipse 3:20).

Se você fizer sua parte, Deus é justo e fará a dEle transformando-o(a) e fazendo-o(a) conhecer a riqueza deste mistério que é "Cristo em vós, a esperança da glória" (Colossenses 1:27). O Senhor o(a) abençoe e lhe dê a paz.



Materiais disponíveis:
  1. Vídeo para assistir online; 
  2. Melodia na "playlist" para ouvir online;
  3. Download da letra cifrada e partitura em pdf
  4. Download da melodia em mp3.
    Classificação:
    • Duração curta
    • Execução fácil

    quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

    Santificação e Permanência - 1 Tessalonicenses 5:16-24








    Cada verso desse trecho das escrituras inspira muita reflexão!
    Deus nos exorta à prática de uma série de ações:

    • Estar SEMPRE feliz; 
    • Orar SEM PARAR; 
    • Agradecer a Deus por TODA E QUALQUER COISA que aconteça conosco; 
    • NÃO EXTINGUIR o Espírito (isso acontece quando endurecemos o coração à voz que diz "esse é o caminho, faça como Eu digo" ou "arrependa-se e humilhe-se diante de Mim"); 
    • Não desprezar as profecias, mas examinar TUDO e reter o que é bom, aquilo que está de acordo com a Palavra sagrada; 
    • Não fazer NADA que aparente o mal, ou dar bom testemunho SEMPRE. Esses mandamentos estão cheios de palavras absolutas (como SEMPRE, TUDO…), mas baseando-me na experiência de minha natureza humana penso que não sou capaz de seguir a vontade de Jesus Cristo todo o tempo, sem resvalar uma só vez. É por isso que Deus, em sua bondade e misericórdia, esclarece o como isso pode tornar-se realidade. 
    Diz o Amém, a Testemunha verdadeira, através do testemunho de Paulo: DEUS vos SANTIFIQUE em TUDO. Quem é que nos santifica? Deus. Para isso Ele nos chamou (1Tes. 4:7) e sem isso não herdaremos a salvação, ainda que o sacrifício de Jesus tenha sido perfeito (Heb. 12:14). A santificação é pela graça assim como a justificação! É operação sobrenatural da divindade no coração do homem. Isso é uma promessa que precisa ser buscada, reclamada. É necessário que o homem se levante e pise em solo sagrado, assim como pisou no mar vermelho e este se abriu, assim como a viúva juntou o máximo de vasilhas para serem enchidas de óleo e teve sua fé recompensada.

    O texto segue dizendo: espírito, corpo e alma sejam CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS até a volta do Senhor Jesus. Trocando em miúdos, o milagre da transformação que Deus operou no seu caráter pode permanecer para sempre sendo santificado de luz em luz, de glória em glória.

    Fiel é o que vos chama, é Ele que o fará em mim e em você!
    A Deus toda a honra!

    Materiais disponíveis:

    1. Vídeo para assistir online 
    2. Melodia na "playlist" para ouvir online 
    3. Download da letra cifrada e partitura pdf;
    4. Download da melodia em mp3.
    Classificação:
    • Duração média
    • Execução fácil
    • Algumas mudanças de compasso


    sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

    É Tempo de Despertarmos do Sono - Romanos 13:11-12

    “Alarm Clock In Hand” by Feelart - FreeDigitalPhotos
    Em Mateus 25:1-13 Jesus conta a parábola das dez virgens exemplificando a entrada dos seres humanos no reino dos Céus. Todas estas convidadas às bodas, vindo a noite, dormiram esperando pelo noivo; e quando acordaram, somente algumas tinham azeite suficiente em suas lâmpadas para acompanhar o cortejo. Somente as prudentes puderam entrar na festa.

    Paulo nos exorta: já é hora de despertarmos do sono! Será que temos suficiente suprimento do azeite do Espírito Santo para que a luz da palavra de Deus possa iluminar, de fato, nossa caminhada cristã? Estamos atrasados no preparo, esta é a verdade! E o pior é que pensamos que nossa provisão seja suficiente; que somente a crença na Palavra nos guiará seguramente ao Céu. Mas todas as virgens tinham lâmpadas com certa quantidade de azeite, e nem todas foram às bodas. A igreja contemporânea é descrita em Apocalipse como cega e pobre, porém, sem nenhuma noção de sua própria condição, diz de si mesma ser rica, cheia de bens e de saúde (Apo. 3: 14-22).

    É hora de despertarmos e comprarmos O Azeite, O Colírio! É hora de grandes mudanças: de sair das trevas e andar na luz. Ainda que estejamos no final da noite, não precisamos andar no escuro, pois Deus nos oferece a iluminação das orientações divinas, nos oferece promessas das quais ainda mal tocamos a superfície. Ele espera um povo que ande na luz como Enoque andou, para que todo o universo compreenda a dimensão do poder de restauração do Senhor em todo aquele que aceitar. Então ele virá para colher a seara madura (Apo 14:14-16).

    Materiais disponíveis:
    1. Canção para ouvir online na "Playlist";
    2. Download da letra cifrada e partitura em pdf;;
    3. Download da melodia em mp3.
    Classificação:
    • Duração curta
    • Execução de dificuldade Média
    • Melodia com modulações, não previsível

    quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

    "A Minha Graça Te Basta" - 2 Coríntios 12:9


    Paulo foi um homem que recebeu de Deus o dom profético: teve visões e revelações do Senhor (2Cor 12:1-4). Certamente Deus o amava e a ele confiou a excelsa missão de ser Seu embaixador na Terra, e mesmo assim não o poupou de certos sofrimentos e doenças.
    Quando ainda era perseguidor dos cristãos, Paulo (ainda chamado Saulo) teve tal encontro com a luz de Deus que o cegou; e estando cego para as coisas comuns, enxergou o Salvador (Atos 9). Depois de sua conversão, sua visão temporal lhe foi restituída, porém não totalmente, o que lhe afligia. Ele achava que esta debilidade o impedia de trabalhar melhor, em toda a sua capacidade humana, para seu Mestre; então por três vezes rogou ferventemente a Deus que removesse dele este "espinho na carne", ao que Deus lhe respondeu enfim: "A Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza"!

    O próprio Paulo testemunha que o Senhor o protegia assim de tornar-se orgulhoso e soberbo: protegia-o contra o seu próprio eu (2Cor 12:7). Existe aqui muito material para meditar sobre nossa vida. Você sofre com algum problema físico, algum problema terreno exerce tal força sobre você que rouba suas forças e você clama a Deus pedindo um livramento que não vem? Isso não significa que Deus não o(a) ame! Existe uma possibilidade dessa dor ser uma bênção disfarçada.

    Se você costuma sondar seu próprio coração, e já confessou todas as suas faltas a Deus; se sua consciência está limpa e ainda assim algum mal o(a) aflige, dê glórias a Deus, pois Ele pode manifestar-Se poderosamente em sua vida, para que somente Seu nome seja exaltado e você não corra o risco de perder-se. Deus é todo amor e sabedoria.
    Que o Seu nome seja louvado quando você cantar este verso!

    Materiais disponíveis

    1. Canção para ouvir online na "Playlist"; 
    2. Download da letra cifrada e partitura em pdf;
    3. Download da melodia em mp3

    Classificação:

    • Duração curta 
    • Execução de dificuldade Média 
    • Melodia com modulações