segunda-feira, 8 de abril de 2013

E Serão Dois Numa Carne - Efésios 5:31-33


“Pre Wedding” by arztsamui - FreeDigtalPhotos.net
A primeira vez que a idéia de dois numa carne aparece na Bíblia está registrada em Gênesis 2:24. Logo após a criação de Eva, antes mesmo que tivessem filhos, o primeiro casal foi instruído sobre a profundidade da união entre homem e mulher, talvez para que como sogros, não quisessem reter seus filhos para si, mas que os deixassem livres para formar um outro "corpo" independente em todos os aspectos.

Em Mateus 19:5 e Marcos 10:7 Jesus acrescenta: "(…) o que Deus ajuntou, não o separe o homem", lembrando-nos da seriedade do compromisso do casamento, e reacendendo a luz que passou a ser uma verdade presente*, ainda que antes disso Moisés houvesse orientado o povo - com a permissão de Deus - sobre leis de divórcio.

Dentre tantas figuras de linguagem, o Senhor escolheu o casamento para retratar o mistério da ligação de Cristo (o noivo) com sua igreja (a noiva). Cristo deixou para trás o conforto de Seu reino paradisíaco para casar-se com sua amada e consumar nela uma relação tão íntima como a de um homem e uma mulher que se entregam um ao outro.

Muitas reflexões devem ser feitas sobre os versos que falam sobre esse maravilhoso mistério de Deus retratado no casamento humano. Trazendo algo para a prática, devemos nos comprometer com nosso cônjuge, a amá-lo e respeitá-lo de tal forma, que este relacionamento possa testemunhar do amor de Cristo pela Igreja. Assim, como esposa de Cristo, demonstremos a nossa reverência a Seu infinito amor.

*VERDADE PRESENTE é um termo que designa um princípio eterno de Deus que estava encoberto ao entendimento do homem por causa da dureza de seu coração, mas que em dado momento histórico, tomando Deus em conta a capacidade de compreensão do homem, Ele trás à consciência, através da palavra profética, a fim de restaurar a beleza de sua lei.

Material Disponível

  1. Registro em áudio na "playlist" para ouvir on-line;
  2. Download da letra cifrada e partitura;
  3. Download da melodia em mp3.

Classificação

  • Duração curta
  • Execussão de dificuldade média
  • Acordes de 4 dígitos ("aranhas")
  • Mudanças rápidas de acordes

Nenhum comentário:

Postar um comentário