segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"Não se perturbe, Eu o levarei para Mim" - João 14:1-3



Este é outro verso muitíssimo conhecido e amado por toda a cristandade, pois traz tanto consolo quanto promessa, em palavras provindas diretamente da boca do Senhor Jesus. Todavia, se nos lembrássemos do contexto em que estas palavras foram ditas, talvez muito mais nos admiraríamos do grande amor de Deus por nós.

Cristo estava celebrando a última páscoa com os discípulos antes da crucificação. Estava prestes a passar pela maior angústia de Sua vida sofredora, e em lugar de lamentar-Se por Sua sorte vindoura, tomou uma toalha para lavar os pés dos demais. Sofria por Judas Iscariotes, pois sabia que o inimigo estava quase dominando-o por completo. Depois de instituir a cerimônia do lava pés, ainda tentando chamar Judas a Si, perguntou: "Vocês entendem o que eu fiz? Sendo eu Senhor e Mestre, faço o papel de servo por vocês e para vocês, e o mesmo vocês devem fazer a outros. Esta é a lei do Céu".

Após a saída de Judas para entregá-Lo aos líderes da igreja, Jesus então comenta com os que ficaram, que estaria com eles durante pouco tempo ainda, querendo alertá-los sobre sua morte breve. Os discípulos estavam totalmente alheios à enormidade da prova diante de Cristo e de todos eles. Perguntaram: "Para onde o Senhor vai? Nós queremos ir também!!". Jesus responde: "Para onde eu vou vocês não podem ir agora, mas depois poderão ir". Referindo-se à salvação proporcionada pelo Seu sacrifício próximo, dali a algumas horas.

Então depois disso tudo (leiam o capítulo 13 de João para ver inúmeras coisas que ficaram de fora neste pobre comentário), Jesus profere as palavras de ânimo, que parafraseadas poderiam ser: "Não fiquem preocupados e com o coração pesaroso por causa das coisas deste mundo cruel, creiam no Pai e em Mim. Eu tenho uma missão de preparar o caminho para a ida de vocês para o Céu. Depois disso virei buscá-los para estarem Comigo por onde quer que Eu vá."

Que amor glorioso… inexplicável… ágape.

Este trecho musicado está na Nova Versão Internacional, pois era nestas palavras que a nossa pequena filha precisava decorar para apresentar-se na igreja. A linguagem é mais atual e o sentido permanece o mesmo.

Que estas palavras possam encher você de esperança, ainda que tenha que passar por dificuldades até que chegue o dia desta viagem sem precedentes!

Classificação

  • Duração curta
  • Execução fácil
  • Início em compasso de seis tempos
  • Mudança de compasso
  • Melodia em tonalidade menor (acabando em maior)
Materiais disponíveis
  1. Vídeo para assistir online;
  2. Áudio em mp3 na Playlist online;
  3. Download da letra cifrada e partitura;
  4. Download do áudio em mp3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário