domingo, 27 de janeiro de 2013

O Bom Pastor Cuida de Suas Ovelhas - Salmo 23


Tanto já foi falado sobre este salmo e tantas melodias compostas que fiquei em dúvida se deveria compor mais uma para esta poesia vastamente conhecida. Eu havia prometido à igreja que sortearia versos preferidos de membros da congregação para musicar e trazer para todos decorar-mos. O Salmo 23 foi um desses casos. Ainda certifiquei-me de que a irmandade tinha certeza de que gostaria de uma nova música para este trecho, ao que responderam positivamente. No final das contas, foi uma grande bênção para mim mesma.

Meditar neste salmo traz paz à alma aflita. Lembra-me a experiência de Maria, mãe de Jesus. A partir de quando ela aceitou a missão dada por Deus, toda a sua vida, daí por diante, seria um mistério para ela mesma. Ela não deveria fazer planos como quem pode controlar o rumo do próprio futuro. Ao aceitar o dom de Deus, colocara sua vida em risco (aos olhos humanos), pois uma mulher grávida que ainda não coabitara com seu marido era apedrejada, em sua época. "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum".

Maria arriscou tudo - confiando todas as coisas ao cuidado daquele que não falha - tendo que apropriar-se de coisas invisíveis, usar o recurso da fé, não tendo nada palpável em que se segurar além da sua experiência com Deus. "Nada me faltará".


Que a sua e a minha experiência cristã seja como a de Maria. Ainda que o futuro pareça sombrio e inexorável, manifestemos confiança total na guia de nosso Deus assim como um cordeirinho que se entrega aos cuidados do bom pastor, seguindo-O pelos caminhos da justiça. Que o seu coração se encha de paz, como um cálice transbordante!


Materiais disponíveis

  1. Melodia em mp3 para ouvir on-line na "playlist" do site;
  2. Download da letra cifrada e partitura em pdf;
  3. Download da melodia em mp3.
Classificação

  • Execução difícil
  • Duração média
  • Mudanças rápidas de acorde
  • Melodia sem muitas repetições
  • Modulações
  • Mudanças de compasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário