terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Um Sacrifício Voluntário - Salmo 54:6

O salmo 54 é parte de um poema de Davi para ser cantado pelo cantor mor do reino, sobre a melodia "Neginote". Parece comum para a época a prática de colocar letras sobre músicas conhecidas. Pena que esta melodia tenha se perdido com o tempo...



Esse salmo foi escrito numa situação muito probante para Davi. Ele estava no deserto de Zife, fugido de Saul que procurava matá-lo, quando os zifeus delataram a Saul o esconderijo de Davi e este saiu para refugiar-se nas montanhas. Saul recebeu notícias do novo esconderijo de Davi e foi a seu encalço com 3.000 homens, enquanto Davi tinha 600 homens consigo.

Nesta situação, Deus demonstrou a Seu servo, que apesar das circunstâncias parecerem desfavoráveis e os obstáculos intransponíveis, o Senhor está no controle. Saul entrou sozinho na caverna onde Davi e seus homens se escondiam. Em lugar de vingar-se, Davi escolheu esperar que Deus o livrasse a Seu tempo e do Seu modo.

Que como Davi, possamos cantar que mesmo diante de provações ofereceremos a Deus nossa adoração e colocaremos nEle nossa fé, porque Ele é bom!

Materiais disponíveis:
(1) Canção em mp3 para ouvir online na "Playlist" do Blog;
(2) Download da letra cifrada e partitura em pdf;
(3) Download da canção em mp3.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O Evangelho é um Poder! - Romanos 1:16

Este verso é bem curtinho e muito poderoso para termos no coração a certeza da transformação de vida que Deus nos oferece. A música foi composta na Nova Versão Internacional para que uma menina de 9 anos desempenhasse uma atividade na Igreja. Fácil de tocar e decorar. Veja os materiais no final do artigo.

Muitas vezes somos levados a entender o Evangelho simplesmente como uma ação judicial, ou burocrática, que inocenta uma pessoa diante de um tribunal. Paulo revela que o Evangelho é muito mais do que isso, é também o poder de Deus para a salvação. Por este poder, os tessalonicenses foram feitos imitadores do Senhor Jesus e exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acáia (1 Ts 1:5-7). Este poder é a graça que nos justifica e santifica para sermos obedientes à Sua vontade, sem o quê não podemos ver a Deus (Rm 1:4-5, 1 Pe 1:2, Hb 12:14).

Apesar de a crença no cristianismo trazer algumas vezes uma conotação negativa para aqueles que tomam a Palavra de Deus como norma de verdade e vida, Paulo também testifica: "Não me envergonho do Evangelho de Cristo".


Deus o abençoe!

Materiais:
3) Ouça a melodia pela playlist ao lado!


domingo, 16 de dezembro de 2012

A Sentinela Espera pela Manhã - Salmo 130:6 e 7


Estes versos retratam a mais pura esperança do cristão: almejar o Senhor mais do que qualquer outra coisa na vida.
Os materiais encontram-se no final da publicação.




No tempo em que o verso foi escrito, as cidades importantes eram muradas e guardadas por sentinelas sobre o muro. Durante a noite, quando tudo parece estar dormindo e os sons noturnos de grilos e sapos parecem uma cantiga de ninar, as sentinelas precisam estar em guarda apesar de ser mais difícil manter vigília; afinal, este é o período mais perigoso caso se sofra um ataque furtivo do inimigo. O que pode acontecer se o inimigo encontrar a cidade dormindo e o sentinela também? Quem avisa o exército? Quem pede socorro?

Assim acontece em nossa vida. Precisamos estar alertas neste tempo que é a noite da história terrestre. Não devemos arriscar dormir e ser pegos de surpresa. 

No final da última vigília da noite, o sentinela encontra-se cansado e com sono, esperando a troca de turno. Ele almeja a chegada da manhã para poder descansar no conforto de sua casa, junto aos seus queridos.

Salmo 130:6 e 7 expressa que, ainda mais do que as sentinelas esperam pela manhã, o salmista espera pelo seu Deus e chama a casa Israel a por sua esperança no Senhor de sua redenção, Aquele cujo amor é leal.

No dia em que o amanhecer for a presença do próprio Jesus com os redimidos em glória, poderemos enfim descansar em paz! Isso fala muito profundamente ao meu coração. Espero que seja benéfico para sua vida também.

O trecho é relativamente curto e simples. Duas boas características para quem tem pressa em decorar a Palavra. Bíblia Melódica coloca à disposição, além do vídeo acima, os seguintes materiais:

(1) Registro da melodia na "Playlist" (música 5) do Blog para ouvir online;

Ponha sua esperança no Senhor, ó Israel! Ele é no nosso socorro, a nossa manhã,  o nosso descanso e nosso futuro lar.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tríplice Mensagem Angélica (3) - Apocalipse 14:9-12


A terceira mensagem angélica tem uma abrangência maior do que eu imaginava a princípio, por isso, as primeiras gravações da melodia abarcam somente os versos 9 e 10. Na verdade, o assunto da tríplice mensagem angélica é revelado pelo apóstolo João a partir do verso 6 até o final do capítulo 14 de Apocalipse. O verso cantado desta mensagem, no entanto, citará somente as palavras proferidas pelo terceiro anjo (o que abrange os versos de 9 a 12).

Recentemente compreendi que o terceiro anjo faz distinção clara entre 2 grupos de adoradores, dando as características de cada um, para que a consciência individual possa escolher a que senhor servirá e que selo receberá. Esta é a grande mensagem final de aviso antes da colheita que será feita por Cristo (ver versos 14 a 16); sendo assim, devido à dureza dos corações, as consequências da adoração da besta são retratadas em palavras muito fortes, difíceis de conciliar com a ideia de um Deus misericordioso. Entretanto, Deus é tanto amor como justiça e o aviso está sendo dado: a ira final não será misturada com misericórdia, apesar de que até a manifestação do juízo de Deus é um ato de amor. Agora é o tempo de render o coração ao Criador, Redentor e Restaurador das consciências (Hebreus 9:14).

Em razão do acréscimo de versos ao projeto inicial, a melodia é de duração média e a dificuldade aumentou um pouco com mudanças de andamento, modo (escala) e complexidade da melodia (adicionei o tema musical do verso 8); no entanto os acordes para violão são fáceis e poucos. Espero que tomem isso como um desafio, assim como eu tomei na tarefa de reformular a canção.

Nosso Deus está pronto a capacitar seus filhos nas virtudes que trazem vida! (Tiago 1:15)
Não desista de decorar estes versos tão importantes!

A seguir, Bíblia Melódica coloca à disposição vários materiais:

  1.  Melodia da versão completa da na "Playlist" para ouvir online.
  2.  Download da letra cifrada e partitura em pdf;
  3.  Download da melodia da melodia em mp3 e;
  4.  Vídeo da primeira versão (apenas versos 9 e 10) para assistir on-line.

Que o nome do Senhor seja louvado!


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tríplice Mensagem Angélica (2) - Apocalipse 14:8


Em Apocalipse 14:8, um segundo anjo poderoso declara a queda de Babilônia, a grande cidade que embriagou as nações com vinho de prostituições. Este aviso é, a um só tempo, um alento para aqueles que aceitam a mensagem do primeiro anjo (ver post anterior) e uma forte advertência que indica o juízo sobre os demais, que aceitam embriagar-se com o vinho.

Você pode ouvir a melodia através do vídeo abaixo, ou achando a passagem bíblica na "Playlist" ao lado.



Outros materiais estão ao final do artigo.


Babilônia É um símbolo com muitos significados, um dos quais é confusão. Seu vinho contém adultério. Uma aplicação deste verso pode ser que: aceitar a corrupção da consciência traz confusão mental, moral e espiritual. 
Existe também uma interpretação histórica das três mensagens angélicas que você pode pesquisar nos seguintes livros: "História da Redenção" (página 256 em diante), "Eventos Finais" e "Grande Conflito", dentre muitos outros disponíveis online nos sites: https://egwwritings.org; e http://www.ellenwhitebooks.com (você pode também pesquisar por palavras chave como "mensagem angélica", "tríplice mensagem" ou "Apocalipse 14". Essa interpretação é de suma importância para compreender a missão e a conduta do povo de Deus nestes últimos dias. 

A canção é em modo menor, de duração curta e execução fácil.
A partitura, como também a letra cifrada estão disponíveis para download. Você pode baixar também a canção em mp3. Basta clicar nas referências abaixo.


  1. Download da letra cifrada e partitura em pdf;
  2. Download da melodia em mp3.


Deus lhe abençoe!